2017-04-24
O aumento na produção de limão, a par da diminuição da produção existente de laranja e tangerina no Vale do Sousa e Tâmega constituem um argumento válido para se encetar uma análise dos impactos desta tendência na paisagem florestal existente.
O potencial económico da produção e da comercialização de citrinos do Douro e o seu impacto agroambiental, económico e financeiro, vão ser objeto de um primeiro seminário dirigido a um universo de cerca de 120 a 150 futuros produtores e produtores com áreas já instaladas e a instalar, organizado pela Associação dos Produtores Agrícolas do Vale do Sousa e Tâmega – APROVAL.
Pretende-se que a estrutura produtiva em foco assente na gestão sustentável de recursos, sem comprometer o equilíbrio do ecossistema da exploração frutícola e dos ecossistemas envolventes e sem afetar o desenvolvimento económico e paisagístico desta zona geográfica e os melhores métodos de produção/implantação das culturas, podas e manutenção de culturas e modos de produção.
Os parceiros da APROVAL nesta iniciativa inédita – Câmaras Municipais de Baião, Marco de Canaveses e Cinfães, Juntas de Freguesia, DRAP Norte (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte), UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), EPAMAC (Escola Profissional Agrícola), Dolmen (Grupo de Ação Local), CONFAGRI (Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), CLDS de Baião, Marco e Cinfães (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), Associações Empresariais de Baião, Marco de Canaveses e Cinfães –, vão estar representados na Casa da Lavand’Eira, em Baião, no dia 6 de maio, das 14h00 às 19h00, no Seminário Citrus D’Ouro 2017 – Uma oportunidade para a região!
Prosgrama:
Abertura
Painel I – Citrinos, uma oportunidade para a Região:
Debate
Painel II – Citrinos, apoios aos investimentos:
Debate e Encerramento
Para mais informações, contatar através de telefone: 933 960 996 e 915 018 293, ou e-mail: filipebabo@aproval.pt e maramoreira@aproval.pt.
A inscrição é gratuita mas obrigatória e sujeita à disponibilidade de lugar. Inscreva-se já aqui.
Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1