2019-01-29
Potenciar o consumo, a produção e a transformação de produtos agroalimentares de origem local, oferecendo assim produtos diferenciados ao consumidor. É este o lema da iniciativa 'KmO' que vai ser objeto de uma sessão de esclarecimento, a decorrer, no dia 30 de janeiro, pelas 15h30, na Associação Comercial do Distrito de Évora, em Évora.
Esta a sessão pretende dar a conhecer a forma de participar e de funcionar de uma iniciativa que envolve toda a cadeia de valor, desde a produção, passando pela transformação, pontos de venda (mercados, lojas) e restauração (incluindo cantinas) e que visa criar uma ligação mais direta entre o produtor e o consumidor, reduzindo o número de intermediários e de 'quilómetros'.
A característica distintiva do conceito do KmO, criado em 2008 em Turim, Itália, pela Slow Food Terra Madre, e que já conquistou mais de 100 mil aderentes de 150 países, é de uma restauração de qualidade, enraizada na identidade dos territórios. Um produto KmO é um produto com origem local e uma refeição KmO é confecionada maioritariamente com produtos de origem local.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre diferentes instituições do concelho de Évora: ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas/Universidade de Évora, MARÉ – Mercado Abestecedor de Évora, Associação Comercial do Distrito de Évora, Turismo do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, NERE –Núcleo Empresarial da Região de Évora, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Slow Food Alentejo e Fundação Alentejo/Escola Profissional da Região do Alentejo.
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1