2017-08-01
O Decreto-Lei que permite a criação da “linha de crédito garantida para armazenagem da batata” foi aprovado pelo Conselho de Ministros de 27 de julho.
Esta linha de crédito de três milhões de euros destina-se a apoiar as necessidades de tesouraria dos operadores do setor, financiando a armazenagem do produto para venda posterior, em condições económicas mais favoráveis.
Este ano, os produtores de batata de conservação estão a enfrentar um forte desequilíbrio de mercado, que os obrigou a uma descida do preço de venda para valores abaixo do custo de produção.
Ao retirar parte da produção do circuito comercial, é possível restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura. Daí o Governo decidir apoiar a armazenagem e a conservação da batata durante o período em que os preços estão mais baixos. Sendo assim, a produção é lançada mais tarde no mercado, a preços mais elevados e, portanto, mais compensadores.
O apoio do Governo traduz-se por uma linha de crédito de três milhões de euros, que estabelece um valor individual garantido de 60 euros por tonelada de batata armazenada.
As restantes condições desta linha vão ficar definidas em portaria conjunta dos ministros das Finanças e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1