Viabilização do projeto de ampliação e alteração da Queijaria Experimental do Azinhal

2016-10-26

O projeto candidatado pela Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), com vista à Ampliação e Alteração da Queijaria Experimental do Azinhal, em resposta à publicação pelo GAL Terras do Baixo Guadiana do aviso do concurso para apresentação de candidaturas aos Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, Operação 10.2.1.2 da Medida 10 - LEADER do PDR2020, foi viabilizado graças ao contrato de comodato para utilização das instalações da Queijaria Experimental, celebrado entre a Câmara Municipal de Castro Marim e a ANCCRAL.

Graças ao contrato formalizou-se a utilização da área atual e adjacente da queijaria, destinando-se as futuras alterações ao aumento das áreas úteis de serviços e de produção, e à captação de nichos de mercado com o processamento de queijo curado.

Entretanto a ANCRAAL vai continuar a produzir e comercializar queijo fresco, queijo fresco com orégãos e iogurte fresco de cabra para venda direta e revenda em alguns supermercados do Algarve. Ao recolher o leite de cabra junto de pequenos produtores locais seleccionados, procura-se rentabilizar a atividade produtiva dos criadores de caprinos de raça algarvia, valorizando ao mesmo tempo esta espécie autóctone. Por último, importa mencionar a valência pedagógica, concretizada através da organização de formações sobre as técnicas de fabrico de queijo.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Reunião da Rede Regional Portuguesa para a Inovação Agroflorestal

2019-02-27, Lisboa

Sessão de esclarecimento sobre a Carta de Artesão e a Unidade Produtiva Artesanal

2019-03-07, Abrantes

A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30

2019-10-15 a 2019-10-18, Lisboa/Oeiras

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1