2017-06-29
“A importância das castas para a sustentabilidade económica da vinha” é tema do 3º simpósio técnico/workshop dedicado à viticultura sustentável, que vai ter lugar no Convento de São Domingues, em Montemor-o-Novo, no dia 30 de junho, às 9h00.
Pretende-se assim mobilizar e concertar esforços em prol da rentabilidade do viticultor, porque a sustentabilidade do setor começa na vinha. O workshop vai estar dividido em dois momentos distintos. Primeiro, em torno da mesa de abertura, as apresentações vão abranger as seguintes temáticas: “O processo da escolha das castas”, “Obtenção de resistência na videira”, “O ‘Projeto Vinovert’ Interreg Sudoe”, “Sustentabilidade: Caso do Alentejo”, “A escolha das castas na viticultura economicamente sustentável”, “As castas: inovação por tecnologia vinícola específica”.
Após a mesa de abertura, vem a mesa-redonda intitulada “Criação de prioridades e centros de competências” e composta por Eric Giraud-Héraud, diretor de investigação INRA/ISVV Bordeaux (França), Francisco Mateus, presidente da direcção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Carlos Lopes, Prof. Associado, ISA-UL, Rudolf Eibach, Sub-diretor I.R. Julius Kühn Institut Geilweiler Hof (Alemanha).
A tarde fica reservada às visitas de campo e a uma prova de vinhos.
O programa completo do workshop encontra-se em anexo. As inscrições gratuitas podem ser feitas em www.viticulturasustentavel.com
Documentos Anexos:
Programa do Workshop Viticultura sustentável
Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1