A ADIRN rececionou 62 candidaturas que ascendem aos cinco milhões de euros

2019-10-10

A ADIRN - Associação do Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte recebeu, no âmbito dos concursos da Medida DLBC - Abordagem LEADER do PDR2020, candidaturas que totalizam um investimento total de cinco milhões de euros, referentes a projetos a implementar nos concelhos de Alcanena, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Os Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas contam 28 candidaturas num montante total de cerca de 900 mil euros. As sete candidaturas apresentadas aos Pequenos Investimentos de Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas somam um montante total de cerca de um milhão de euros. Submeteram também sete candidaturas à Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola num montante total de cerca de 400 mil euros. A Promoção dos Produtos de Qualidade Locais foi alvo de uma única candidatura num montante total de cerca de 50 mil euros. Finalmente, 25 candidaturas foram apresentadas à Renovação de Aldeias num valor total de cerca de 2,7 milhões de euros.

A ADIRN esgota com este número de candidaturas num valor superior a 3,1 milhões de euros de apoio o montante orçamentado para o DLBC do Ribatejo Norte, associado às medidas do PDR2020, que é de aproximadamente 2,8 milhões de euros. Refira-se que no âmbito dos anteriores concursos dos anos de 2016 a 2018, foram aprovadas candidaturas que comprometem cerca de 1,1 milhão de euros deste orçamento.

Dado o elevado número de candidaturas e montantes apresentados por parte dos agentes dinâmicos do território – agricultores e produtores agrícolas, empresários do sector agrícola, associações e autarquias –, verifica-se que são manifestamente reduzidos os montantes destinados ao DLBC para a região do Ribatejo Norte. Daí a ADIRN esperar poder vir a beneficiar de um reforço orçamental, com vista a permitir a aprovação com dotação orçamental para o maior número possível destas candidaturas em condições de aprovação.

Em breve, abre o novo concurso para a acção 10.2.1.4 – Circuitos Curtos e Mercados Locais que visa promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentar a confiança entre produtor e consumidor e incentivar práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para a diminuição da emissão de gases efeito de estufa através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição.

Para mais informações, contactar a ADIRN através do telefone 249 310 040 ou do email: adirn@adirn.pt 





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Conversa informal “Políticas alimentares na Europa”

2019-11-27, Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa

1.º Simpósio INIAV para a Segurança Alimentar

2019-11-28, Auditório Municipal de Vila do Conde

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1