“A Sustentabilidade Alimentar das Cidades”

2017-10-30

O Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa vai realizar, juntamente com a representação da FAO em Portugal e junto da CPLP, a sua 2.ª Conferência Anual sobre o tema “A Sustentabilidade Alimentar das Cidades”, a 2 de novembro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

A necessidade de garantir a segurança alimentar com base em sistemas sustentáveis e resilientes provém da constatação de que, nas próximas décadas, a população mundial será mais urbana e mais preocupada com a nutrição e a saúde ambiental.

As cidades e regiões metropolitanas circundantes são lugares de inovação onde os processos agroalimentares locais, regionais e globais têm grande potencial para gerar sinergias, e onde as funções de produção, procura, distribuição, consumo e gestão de resíduos devem ser analisadas de modo sistémico.

Nos últimos anos têm surgido diversas estratégias de políticas alimentares em áreas metropolitanas, evidenciando a necessidade de colocar estas questões no centro do planeamento urbano e do ordenamento do território.

Este evento vai ser pontuados por diversos momentos – assinatura de um protocolo de colaboração entre a FAO e a ULisboa; a apresentação do livro “Alfaces na avenida. Estratégias para (bem) alimentar as cidades”; a conferência plenária intitulada “A sustentabilidade alimentar das cidades”; duas mesas-redondas dedicadas, respetivamente, aos Sistemas alimentares na agenda urbana e ao Abastecimento de alimentos nas cidades.

O programa completo da 2ª Conferência encontra-se em anexo. As inscrições podem ser feitas aqui.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Mercados de Natal do Ribatejo Interior

2018-12-01 a 2018-12-16, Constância, Abrantes e Sardoal

Seminário “Agricultura Nacional – Produção Local – Comercialização Direta”

2018-12-18, Alpiarça

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1