Alimentação: Um retrato da população

2017-12-04

Universidade Pensar Global Agir Local

A Associação In Loco em parceria com a Câmara Municipal de Loulé vai organizar, nos dias 13 e 14 de dezembro, uma nova edição da Universidade Pensar Global Agir Local, no auditório do antigo Convento do Espírito Santo e no Mercado Municipal, em Loulé. Sob o tema “Alimentação: Um Retrato da População”, o evento pretende, convidar os participantes à reflexão sobre a alimentação dos tempos de hoje, desde aquilo que comemos, àquilo que desperdiçamos.

Para exporem dados globais e regionais sobre o que come e desperdiça a população, vão estar organizações como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO – Food and Agriculture Organization), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Saúde e Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

Cada dia vai ter o seu tema – dia 13, “O que comemos”, e, dia 14, “O que desperdiçamos”, e os dias vão estar divididos – as manhãs, no Convento Espírito Santo, vão ser dedicadas a apresentações mais teórico-analíticas; as tardes, no Mercado Municipal de Loulé, vão dar espaço à divulgação de boas práticas, iniciativas locais e projetos relevantes.

Observatório de Segurança Alimentar do Algarve 

No primeiro dia da Universidade, vão ser apresentados os resultados dos inquéritos INFOFAMILIA – Inquérito de avaliação do estado da insegurança alimentar – e do PREDIMED – Inquérito de avaliação da adesão ao padrão alimentar da Dieta Mediterrânica - em todos os 16 municípios do Algarve, que constituem a primeira de fase dos trabalhos do projeto-piloto "Observatório de Segurança Alimentar do Algarve".

Esta apresentação, intitulada “O estado da alimentação no Algarve: resultados da avaliação regional do estudo de insegurança alimentar” vai ser levada a cabo por Maria Palma Mateus, docente da Escola Superior de Saúde do Algarve, no âmbito da parceria entre a Associação In Loco e a Universidade do Algarve. 

O Programa da Universidade Pensar Global Agir Local, encontra-se em anexo. A inscrição gratuita, mas obrigatória, pode ser feita aqui.

Saiba mais através do e-mail: pensarglobalagirlocal@in-loco.pt, do telefone: 289 840 860 ou no facebook.com/events/707545326103040/





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Fórum BIOCAPITAL – Incentivar a Agricultura Biológica

2018-10-23, Vila Nova de Famalicão

IV Jornadas técnicas sobre os carvalhos

2018-10-26 a 2018-10-28,

O melhor da doçaria portuguesa para ver e comer em Abrantes

2018-10-26 a 2018-10-28, Abrantes

Cimeira Nacional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

2018-10-29, Porto Salvo (Lisboa)

Corane realiza sessão de esclarecimentos em Miranda do Douro

2018-10-31, Miranda do Douro

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1