2019-07-26
A In Loco, através do projeto “100% Local”, vai lançar a campanha “Produzir e Consumir Local”, com o objetivo de valorizar a produção e o consumo locais, fomentar a proximidade entre produtores e consumidores e o conhecimento sobre as origens dos produtos. Assim, a In Loco vai realizar um conjunto de sete Mercados de Rua, com o primeiro a ter lugar já na próxima quinta-feira em Loulé, aos quais se somarão uma atividade itinerante de sensibilização, através da instalação de uma peça artística e a disponibilização de uma plataforma on-line com a localização de produtores locais do Algarve.
O primeiro Mercado de Rua da campanha decorre já no próximo dia 1 de agosto, associado à iniciativa “7 Quintas” da Câmara Municipal de Loulé, que às quintas-feiras, entre 25 de julho e 22 de agosto, leva animação às principais ruas do centro da cidade.
Para além deste mercado, que decorre a partir das 19h00 na Praça da República, a In Loco vai levar a cabo mais seis, em outros concelhos da região, em datas a divulgar. A campanha aposta também numa vertente de sensibilização pela arte, nomeadamente pela instalação da peça artística “A Balança”, inspirada nas tradicionais balanças de mercado, com o objetivo de alertar para o frágil equilíbrio entre a sustentabilidade do planeta e os atuais padrões de consumo, que a partir de julho percorrerá os municípios parceiros de Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão, Tavira, Albufeira e Silves.
No âmbito deste projeto, que é cofinanciado pelo No Planet B by AMI, Instituto Camões e União Europeia, a In Loco lançará ainda uma aplicação web e mobile, casefazem.pt, para utilização gratuita pelos utilizadores, na qual constarão georreferenciados os produtores locais do Algarve.
Acompanhe o projeto e as atividades da campanha “Produzir e Consumir Local” no site da Associação In Loco.
Documentos Anexos:
Cartaz do Mercado de Rua em Loulé
Descritores: Cadeias Curtas e Mercados Locais, Setor Agrícola, Setor Agroalimentar, Desenvolvimento dos territórios rurais.
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1