Campanha “Produzir e Consumir Local” sai à rua em Silves

2019-09-09

A Associação In Loco lançou no passado mês de agosto, no âmbito do projeto 100% Local, a campanha “Produzir e Consumir Local”, que estará em itinerância por sete municípios da região do Algarve. Em setembro a campanha marca presença no concelho de Silves, numa parceria que envolve o município e a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, para a organização conjunta de um mercado de produtores locais que decorre a 21 de setembro, a partir das 09h00, no Mercado Municipal dessa freguesia.

Depois do sucesso no arranque do Mercado 100% Local, que conta já com três edições realizadas em Loulé, o evento reproduz-se em S.Bartolomeu de Messines, aliando-se aí à iniciativa Mercado da Terra. Com o objetivo de distinguir e acessibilizar os produtores agroalimentares da região junto dos consumidores, os mercados, que integram a campanha, são espaços de promoção de produtos locais. Além disso, os mercados são animados com ações de rua, exposições e ações de educação alimentar, com vista a sensibilizar os consumidores sobre as problemáticas ligadas ao consumo local.

No jardim da freguesia, a peça “A Balança”, concebida pelo artista António Quintas, alertará os cidadãos para o impacto das suas opções de consumo, despertando para a importância de se privilegiar a compra em circuitos de proximidade.

Sob o mote “À Mesa o que cresce perto da Porta”, a campanha de cartazes em locais estratégicos de visibilidade ao público nos municípios parceiros, deverá provocar a reflexão sobre a importância de privilegiar o consumo local, potenciando com isso a economia regional, garantindo maior controlo e confiança na sustentabilidade dos produtos e contribuindo para a rentabilidade dos pequenos produtores.

A campanha de sensibilização decorrerá em itinerância até abril do próximo ano, mas não será o único produto do projeto 100% Local. Este lançará também a aplicação casefazem.pt onde estarão referenciados produtos e produtores, para informar os consumidores sobre pontos de venda de produtos agroalimentares produzidos na região do algarve.

As ações do 100% Local são cofinanciadas pelo No Planet B by AMI, Instituto Camões e União Europeia.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Campanha “Produzir e Consumir Local” sai à rua em Silves

2019-09-21, S. Bartolomeu de Messines

'Os Quintais nas Praças do Pinhal' de regresso à Sertã

2019-10-13, Sertã

A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30

2019-10-15 a 2019-10-18, Lisboa/Oeiras

VI Congresso Português “Alimentação e Autarquias”

2019-10-16 a 2019-10-17, Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia

Encontro “Extensão Rural, Economia Social e Solidária e Desenvolvimento Rural”

2019-10-25, Universidade Lusófona de Lisboa

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1