Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais

2017-08-09

Atualizado a 11-10-2017

A Conferência "Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais: na Alimentação, nos sistemas de Agricultura e nos Bancos de Germoplasma", enquadrada nas comemorações dos 40 anos do Banco Português de Germoplasma Vegetal e da Conservação de Recursos Genéticos Vegetais em Portugal, decorreu no dia 6 de outubro, nas instalações do INIAV, em Braga. Esta conferência contou com o apoio do INIAV, da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e da ATAHCA.

I454-IMAGEM3.JPG 

O Banco tem como missão a conservação da diversidade genética das espécies vegetais utilizadas na Alimentação e na Agricultura. A colheita, conservação, caracterização, documentação e valorização dos recursos genéticos garantes do Sistema Nacional para a Conservação dos Recursos Genéticos contribuem para a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável.

Portugal tem no BPGV um acervo de 44.752 acessos, de 255 espécies e de 143 géneros de plantas cultivares, silvestres e de parentes silvestres das plantas cultivadas, conservados sob a forma de semente e de propagação vegetativa, resultantes de 128 missões de colheita de germoplasma nacionais e internacionais.

Sendo uma unidade do INIAV, estrutura do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o Banco, enquadrado no Programa da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para a Região Mediterrânica, o IBPGR (International Board for Plant Genetic Resources)/FAO, propôs-se a assumir, em 1983, a responsabilidade pela conservação dos duplicados de segurança das coleções de germoplasma de milho dos Países da Bacia do Mediterrâneo, o que lhe conferiu a responsabilidade de Banco Mediterrânico de Milho. Após ter recebido os duplicados de segurança da Coleção Europeia de Milho (Core Collection), tornou-se detentor da segunda maior coleção mundial desta espécie.

ATAHCA

A ATAHCA como associação de desenvolvimento local e como instituição que valoriza o território e as suas instituições associou-se, nesta ocasião, a uma iniciativa potenciadora da projeção do território. A Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave relevou a importância das parcerias territoriais para a rentabilização de recursos, para a definição de linguagens comuns, para a afirmação coesa do potencial existente e para a valorização das instituições instaladas que contribuem para a melhoria do conhecimento necessário ao desenvolvimento de qualquer território.

O programa completo da Conferência encontra-se em anexo

Candidaturas abertas até 20 de outubro

Ainda no âmbito da mesma temática, encontra-se aberto, desde 20 de julho, o período para apresentação de candidaturas à Operação 7.8.4. Recursos Genéticos: Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Vegetais (1.º Anúncio), que visa apoiar as ações para conservação e melhoramento de recursos genéticos vegetais, previstas nos Programas de Conservação ou de Melhoramento Genético, aprovados pela entidade competente.

Para mais informações, consultar em http://www.pdr-2020.pt/site/Candidaturas

 





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Cultura de Hortícolas em Modo de Produção Biológico

2017-11-03 a 2017-11-25, Sesimbra

Formas de valorizar a prestação sustentada de benefícios ambientais e sociais

2017-11-24, Lisboa

Formação de Agricultura Sustentável para Jovens Agricultores

2017-11-27 a 2017-12-05, São Brás de Alportel

Colóquio “Incêndios Florestais versus Alterações Climáticas”

2017-11-29, Portel

Curso básico de identificação de cogumelos silvestres

2017-12-14 a 2017-12-16, Lisboa

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1