Crédito Agrícola incentiva o empreendedorismo e a inovação

2016-12-09

E o «Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola» num valor total de 40 mil euros foi para dez projetos inovadores, entre os quais se destacaram seis vencedores e quatro menções honrosas, que receberam respetivamente €5.000 e €2.500.

I274-SLIDE1-HORIZONTAL.JPG

Na presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, e frente à plateia da Fundação Champalimaud, subiram ao palco, no dia 24 de novembro, os felizes contemplados nas categorias ‘Produção e Transformação’, ‘Comercialização e Internacionalização’, ‘Investigação e Desenvolvimento Tecnológico’, ‘Desenvolvimento Rural’. Juntaram-se-lhes os premiados nas categorias ‘Jovem Empresário Rural’, ‘Projeto de Elevado Potencial Promovido por Associado do CA’ que, não fazendo parte do lote das seis categorias do «Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola», integraram, contudo, o elenco dos felizes contemplados.

Na categoria ‘Produção e Transformação’, o Black Block venceu o primeiro prémio. Trata-se de um sistema solar híbrido para secagem agro-industrial. A menção honrosa foi para o Azeite em Pó com Ervas Aromáticas, leia-se azeite desidratado para aplicação culinária.

Na categoria ‘Comercialização e Internacionalização’ o projeto Lotes Reserva-Cantinho das Aromáticas que propõe primeiros lotes reserva para infusão, a nível mundial, foi vencedor, seguido de Pôpa Art Projects que se dedica à ilustração criativa dos rótulos das garrafas de vinho.

BioSubstratPot com o substrato de plantação 100% biodegradável para substituir vasos de plástico ganhou na categoria ‘Investigação e Desenvolvimento Tecnológico’, enquanto o sistema de controlo inteligente para estufas, Coolfarm, ficou em segundo lugar.

O espaço de promoção das mais-valias da região do Gerês, Porta do Mezio, foi recompensado com o primeiro prémio na categoria ‘Desenvolvimento rural’. O projeto Firerisk, uma App de prevenção e gestão de risco de incêndios florestais mereceu a menção honrosa.

Nas categorias outsiders ao «Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola», ‘Jovem Empresário Rural’ e ‘Projeto de Elevado Potencial Promovido por Associado do CA’, foram respetivamente promovidos o Quinta da Fornalha, um projeto piloto de sustentabilidade, e o Vinho de Água, um vinho que estagia dentro de água, no grande lago do Alqueva.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Promoção e Valorização de Azeites de Montanha

2017-10-24, Guarda

Proteção das Plantas 2017

2017-10-26 a 2017-10-27, Santarém

A inovação ao serviço dos negócios

2017-11-01 a 2017-11-04, Lisboa

À Volta do Vinho: Enoturismo à Prova!

2017-11-15, Sintra

PAC – adequada para o futuro da agricultura?

2017-11-21, Bruxelas

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1