2021-09-08
Os entrepostos frutícolas, adegas, queijarias e produtores de fumeiro dos territórios do Douro Verde e da Cova da Beira podem aumentar a sua produtividade, reduzir custos e otimizar as suas produções através de tecnologias de âmbito nacional e internacional. Esta é uma das conclusões do estudo de mapeamento de tecnologias levado a cabo através do Des Agro 4.0, o projeto liderado pela Dolmen em parceria com o Grupo de Ação Local da Cova da Beira – RUDE, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Numa era em que já se torna imperativo o uso de tecnologia nos setores agroalimentar e agroindustrial, foram analisados exemplos de empresas que se valem de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas para a monitorização, em tempo real e até de forma remota, de todos os dados relevantes de uma cadeia de produção. Inclui-se aqui todo o processo de vinificação nas adegas, a análise da firmeza e teor de açúcar dos frutos, o que permite selecionar as melhores frutas para os mercados de exportação e melhorar a qualidade global ou até rastrear e seguir o caminho da fruta em todas as etapas da sua produção, processamento e distribuição.
Com vista à capacidade de análise e determinação do custo de cada processo produtivo, o aumento dos ganhos de produtividade e a obtenção de lucros sustentáveis foram identificadas as seguintes inovações tecnológicas:
O projeto Des Agro 4.0 enquadra-se nos Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação e é cofinanciado pelo Compete 2020. Saiba mais aqui.
Outros Artigos em Outros:
A2S aprova oito candidaturas no âmbito da medida LEADER do PDR2020
Observação da agricultura e dos territórios rurais
Resende recebe seminário sobre mitigação de impactos da Vespa Velutina
A2S divulga primeiros contratos assinados no PDR2020
"Linha de Crédito Garantida" para facilitar investimentos agrícolas
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1