Des Agro 4.0 aponta direções para uso de tecnologias na cadeia de valor agrícola pós-colheita

2021-09-08

Os entrepostos frutícolas, adegas, queijarias e produtores de fumeiro dos territórios do Douro Verde e da Cova da Beira podem aumentar a sua produtividade, reduzir custos e otimizar as suas produções através de tecnologias de âmbito nacional e internacional. Esta é uma das conclusões do estudo de mapeamento de tecnologias levado a cabo através do Des Agro 4.0, o projeto liderado pela Dolmen em parceria com o Grupo de Ação Local da Cova da Beira – RUDE, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Numa era em que já se torna imperativo o uso de tecnologia nos setores agroalimentar e agroindustrial, foram analisados exemplos de empresas que se valem de soluções  inovadoras e tecnologicamente avançadas para a monitorização, em tempo real e até de forma remota, de todos os dados relevantes de uma cadeia de produção. Inclui-se aqui todo o processo de vinificação nas adegas, a análise da firmeza e teor de açúcar dos frutos, o que permite selecionar as melhores frutas para os mercados de exportação e melhorar a qualidade global ou até rastrear e seguir o caminho da fruta em todas as etapas da sua produção, processamento e distribuição.

Com vista à capacidade de análise e determinação do custo de cada processo produtivo, o aumento dos ganhos de produtividade e a obtenção de lucros sustentáveis foram identificadas as seguintes inovações tecnológicas: 

  • Software MES para o Agroalimentar: Sistema de informação dinâmico que impulsiona a execução eficaz de operações de produção. Através da utilização de dados em tempo real e precisos, o sistema MES (Manufacturing Execution System) orienta ações e cria relatórios sobre as atividades da fábrica, empresa produtiva ou linha de produção, bem como eventos que eventualmente ocorram no processo produtivo. O conjunto de funções do sistema proporciona a gestão das operações de produção desde o início do processo até a fase de entrega do produto acabado.
  • Monitorização inteligente da vinificação: Através de uma rede de sensores e de uma plataforma online de monitorização, esta solução permite ao produtor de vinho avaliar e analisar as diferentes fases de produção e, em simultâneo, acompanhar parâmetros críticos da evolução do vinho como a densidade, cor, turvação, temperatura e nível. Uma solução integrada acessível num computador, tablet ou smartphone, com a possibilidade de definir alarmes personalizados, listar tarefas ou realizar análises preditivas.
  • Equipamentos inovadores para entrepostos frutícolas: Equipamentos que usam o método espectroscópico, que usa a região do infravermelho próximo do espectro eletromagnético. A fruta é irradiada com radiação NIR (near-infrared) e a radiação refletida ou transmitida é medida. Esta tecnologia permite a medição não destrutiva da matéria seca dos frutos no pomar durante o crescimento e desenvolvimento dos frutos ou no mercado.
  • Classificação multisensorial para frutas e vegetais: A integração desta solução diretamente nas linhas de produção, proporciona que a tecnologia de reconstrução 3D em linha analise as frutas e vegetais com alta precisão. A análise é realizada com o auxílio da reconstrução 3D, tecnologia que adquire e recria detalhadamente a forma, as dimensões e as características externas de qualidade dos produtos. A grande vantagem que esta tecnologia oferece é a execução de medições e análises das características externas dos alimentos. O produto verificado permanece inalterado porque os dados são adquiridos por meio de uma investigação não destrutiva.

O projeto Des Agro 4.0 enquadra-se nos Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação e é cofinanciado pelo Compete 2020. Saiba mais aqui.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

ADPM promove visita à Fábrica Alentejana de Lanifícios

2021-09-23, Reguengos de Monsaraz

Formação online "Ferramentas, técnicas e métodos de adaptação às alterações climáticas da pecuária extensiva"

2021-10-11 a 2021-11-26, Curso online

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1