Dias Abertos de Produtores na FCUL

2019-10-11

Na terça-feira, 8 de Outubro decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o 1.º Dia Aberto dos Produtores, onde diversos consumidores conheceram os produtores presentes e as suas produções e onde, numa conversa aberta, se debateram as conexões entre o solo, a produção, o consumo e o bem estar. É intenção da FCUL organizar 4 Dias Abertos de Produtores por ano, tentando respeitar as diferentes estações do ano e os seus alimentos. O próximo decorrerá em Dezembro. 

I990-DIASXPRODUTORES.JPG

Na Conversa Aberta levantaram-se questões pertinentes e que é importante aprofundar relativamente à dignificação do trabalho do agricultor, à escalabilidade dos agroecossistemas e à questão da rentabilidade das produções versus a sua sustentabilidade. 

Na Mostra dos Produtos/das Produções houve uma troca interessante de contactos, muitas perguntas dos consumidores sobre os modos e praticas de produção. A disponibilidade e amabilidade dos produtores foi agregadora, absolutamente essencial para o sucesso deste dia. 

A Prova dos Produtos teve um papel agregador. Foi muito importante para os consumidores experimentarem pratos confecionados com os produtos disponibilizados pelos produtores – produtos da época, a sua excelente qualidade e sabor. A colaboração, disponibilidade e simpatia do Chef António Alexandre, do chef Diogo e dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo contribuiu também grandemente para o sucesso do Dia Aberto de Produtores 

O primeiro Dia Aberto dos Produtores foi registado pela Urban Sketcher, Rosário Félix.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Conversa informal “Políticas alimentares na Europa”

2019-11-27, Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa

1.º Simpósio INIAV para a Segurança Alimentar

2019-11-28, Auditório Municipal de Vila do Conde

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1