2019-02-12
Um terço das terras agrícolas estão moderada ou altamente degradadas; o setor agropecuário utiliza 70% dos recursos hídricos; a produção de alimentos é responsável por 75% da perda de agrobiodiversidade; os sistemas de produção agrícola, incluindo o desmatamento, contribuem para 29% das emissões globais de gases com efeito de estufa… Estes números e outros factos levaram a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) a reunir um conjunto de especialistas para refletir e discutir sobre estratégias integradas para garantir a sustentabilidade agrícola.
Acabou de ser lançado o livro que contou com a participação de 78 especialistas – investigadores da FAO, universidades e outras organizações – e que contempla temas como a demografia, a pobreza rural, a biodiversidade, a escassez de água, e que aponta exemplos exequíveis para articular setores da produção de alimentos sem prejudicar o capital socioambiental existente.
Defende-se assim uma abordagem à sustentabilidade mais interligada e uma revisão mais ampla de políticas e orientações para aprender a lidar com conflitos de interesse que surgem com a necessidade de mudar o modo de cultivar alimentos. O livro acaba por sugerir eixos críticos para promover transformações estruturais significativas nos sistemas alimentares: pesquisa e inovação; políticas e incentivos; mobilização de recursos; e governança e instituições.
Aceda ao livro (disponível em língua inglesa e mediante pagamento) AQUI
Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Setor Agroalimentar, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1