GAL ADIBER aprova novos avisos de concurso no âmbito do PDR2020

2020-03-04

Em reunião do Órgão de Gestão realizada em Tábua, o GAL ADIBER / Beira Serra14-20 aprovou 6 novos avisos de Concurso no âmbito da sua Estratégia de Desenvolvimento Local, os quais irão disponibilizar cerca de 1,4 Milhões de euros de ajudas do PDR2020 destinadas à modernização, diversificação e aumento da competitividade do setor agrícola na Região da Beira Serra.

Estes apoios, dirigidos às explorações agrícolas, às agro-industrias, aos pequenos produtores locais, mas também a outros agentes dos Concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, cujos projetos de investimento contribuam para a valorização e preservação do potencial local relacionado com as produções locais, com o objetivo de melhorar os níveis de rendimentos dos agricultores e das empresas do setor,  aumentar o emprego e reforçar a capacidade de retenção de população, sobretudo a mais jovem, conferindo uma maior atratividade dos territórios rurais para quem aqui pretende desenvolver o seu projeto de vida.

Estes avisos estarão abertos no período entre 10 de Março e 30 de Abril e a ADIBER, em parceria com os Municípios da Beira Serra irá promover um conjunto de ações de divulgação e informação juntos dos potenciais Promotores, para prestar todos os esclarecimentos relativos aos procedimentos a ter em consideração para a submissão das respetivas candidaturas, de modo a que até ao final de 2020, seja alcançado o objetivo de compromisso pleno da dotação disponível para este território.

O GAL ADIBER / Beira Serra14-20 no quadro da sua Estratégia já aprovou cerca de 1,2 milhões de euros de ajudas, cujos projetos implicarão um investimento superior a 2,4 milhões de euros, perspetivando-se a criação de cerca de 50 novos postos de trabalho.

Atento aos trabalhos preparatórios do próximo período de programação dos fundos comunitários, Portugal 2030, o Órgão de Gestão do GAL reiterou a importância do reforço do DLBC / LEADER no futuro, em que a proximidade e ligação aos territórios rurais seja uma prioridade na aplicação dessas ajudas, garantindo que a definição e implementação das Estratégias, a análise e a tomada de decisão sobre as opções dos promotores, seja conferida às comunidades locais representadas nas parcerias que constituem os Grupos de Ação Local.

Esta é uma metodologia que ao longo de 30 anos tem demonstrado resultados muito positivos para o desenvolvimento do mundo rural, já que as respostas inovadoras e os impactos associados à abordagem LEADER e à gestão pelas parcerias locais, têm promovido a valorização e a transformação do potencial das regiões em produtos que hoje são importantes marcas territoriais, que contribuem para a criação de riqueza e emprego e para aumentar a eficiência na utilização das ajudas comunitárias, promovendo e consolidando a coesão económica e social do País.

A ADIBER reitera o seu empenho na concretização da Estratégia de Desenvolvimento Local, de modo a que a Beira Serra possa efetivamente apresentar-se, cada vez mais, como um Território + IN: Inovador, Inteligente, Inclusivo, Inimitável e Institucional.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos.

------------------------------------------

INFORMAÇÃO

Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1