Gastronomia é tema da última CULTIVAR

2017-10-31

A CULTIVAR de setembro versa sobre o vasto tema da Gastronomia. No editorial desta publicação do GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, o diretor-geral, Eduardo Diniz, declara-se convicto de que não só não há gastronomia sem produção agrícola e sem ligação ao território, como também os agricultores devem ver a gastronomia como um fator de valorização da produção agrícola e de promoção das especificidades locais e regionais.

Esta edição de 107 páginas obedece à habitual organização em três secções de conteúdos. “Grandes Tendências” comporta artigos de análise de fundo realizados por especialistas, atores relevantes e parceiros sociais. Para este número, o GPP convidou Maria Manuela Valagão, investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade de Lisboa; Alexandra Prado Coelho, jornalista do Público; Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal; Francisco Bendrao Sarmento, Chefe do Escritório de Informação da FAO em Portugal e junto da CPLP; e Diogo Amorim, da empresa Gleba – Moagem e Padaria.

Este “Observatório” reúne, trata e disponibiliza um conjunto de informação e estatísticas de reconhecido interesse fornecido pelo GPP, o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica, e a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

A secção “Assuntos Bilaterais e Multilaterais”, que visa ser um meio de divulgação de documentos de organizações e autores da especialidade, dá a conhecer o livro “The Third Plate – Field Notes on the Future of Food” (O Terceiro Prato – Notas sobre o Futuro da Alimentação), de Dan Barber; o Manifesto apresentado no III Simpósio Sangue na Guelra “Cozinha Portuguesa. E agora?”; o Relatório do Parlamento Europeu sobre o património gastronómico europeu: aspetos culturais e educativos; e, por último, o Projeto INTERREG MED 2014-2020 da Associação IN LOCO “MEDFEST – Experiências de património gastronómico: como criar destinos de turismo gastronómico sustentável”.

Desde o primeiro número, datado de junho 2015, a CULTIVAR apresenta-se como uma publicação de cadernos de análise e prospetiva, que pretende contribuir, de forma continuada, para a constituição de um repositório de informação sistematizada relacionada com áreas nucleares suscetíveis de apoiar a definição de futuras estratégias de desenvolvimento e preparação de instrumentos de política pública.

A CULTIVAR n.º9, de setembro de 2017, pode ser consultada e carregada aqui.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Lampreia do rio Minho – Um prato de excelência 2018

2018-01-15 a 2018-04-15, Vale do Minho

Conversas sobre o medronho

2018-01-21, Querença

Reuniões descentralizadas da AMPV

2018-01-22, Beja

Jornadas apícolas

2018-01-27 a 2018-01-28, Castelo Branco

2º Simpósio Nacional de Culturas Agroindustriais

2018-02-02, Santarém

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1