In Loco lança Plano de Ação infoAGRI

2016-12-15

A partir de janeiro de 2017, a In Loco vai desenvolver o infoAGRI – Informação Agrícola no Algarve Central. Este plano de ação, financiado pelo PDR2020, visa disseminar informação técnica, económica e organizacional relativa aos setores agrícola, agro-alimentar e florestal ao longo de 36 meses. Pretende-se assim fortalecer os setores primário e secundário, bem como qualificar as explorações agrícolas e as atividades económicas de base local.

Mais especificamente, os objetivos a desenvolver passam por capacitar tecnicamente os agricultores e empresários; sensibilizar e informar para a adopção de práticas agrícolas respeitadoras do ambiente; melhorar o desempenho dos agricultores e a eficiência das explorações ao nível ambiental e económico; reforçar a cooperação e associação entre produtores e entidades locais, procurando facilitar o acesso à informação para apoiar a instalação e funcionamento; valorizar as actividades, as produções agrícolas e a transformação dos produtos locais.

O plano prevê a realização de ações de informação num conjunto de freguesias dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira, que constituem o território de intervenção do infoAGRI. Estas ações foram pensadas para responder às necessidades das áreas agrícola, agroalimentar e florestal, detetadas no anterior Quadro Comunitário de Apoio, no âmbito de projetos desenvolvidos pela própria associação, como o PROVE, o Cordão Verde ou do Plano de Aquisição de Competências e Animação – “Interior do Algarve Central”.

Em termos de publicações, o infoAGRI vai contar com um boletim informativo trimestral, folhetos temáticos/técnicos, bem como um guia de apoio ao enquadramento legal e fiscal da atividade agrícola.

O plano contempla ainda a realização de seminários temáticos – parcelário, identificação do beneficiário, apoio ao rendimento agrícola, Bolsa Nacional de Terras, medidas de apoio do PDR2020, microproduções/produções locais, boas práticas agrícolas, enquadramento legal e fiscal e mercados locais, rentabilização das explorações agrícolas –, e de um workshop, por concelho, sobre o apoio das actividades económicas de base local.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano”

2018-01-11, Lisboa

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1