2018-08-09
O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural lançou um inquérito, que estará em curso até 7 de setembro, às necessidades específicas de investigação e inovação (I&D e I) dos setores da Agricultura, Florestas, Pecuária e Desenvolvimento Rural, no âmbito da iniciativa "Estratégia de Inovação, competitividade e sustentabilidade".
Este inquérito é destinado aos 17 Centros de Competências (ver lista em anexo), bem como outras entidades importantes. Pretende recolher a participação ativa de parceiros da produção dos diversos setores e fileiras, investigadores, consultores e organizações do desenvolvimento regional e local para elaborar uma agenda de investigação e inovação ajustada às prioridades e expetativas enunciadas pelos diversos atores.
Numa segunda fase, os contributos avaliados e compilados serão discutidos e consolidados num workshop, durante o mês de setembro. Na Cimeira Nacional da Inovação da Agricultura, em 29 de outubro, apresentar-se-ão as conclusões extraídas do workshop. O processo chegará a termo com a construção de uma estratégia de investigação e inovação que deverá integrar o Plano de Ação 2030.
Centros de Competência
Os Centros de Competência que juntam agentes económicos de uma área estratégica, entidades do sistema científico nacional e autarquias visam o desenvolvimento da respetiva área, desde a produção até ao consumidor final.
Até à data, oito dos 17 CC já aprovaram uma Agenda de Investigação e Inovação para o seu setor, identificando prioridades de investigação e inovação que deverão contribuir para a orientação de políticas públicas e para a identificação dos respetivos instrumentos financeiros, nomeadamente os que dependem da gestão do Ministério da Agricultura.
Participe no inquérito AQUI
Descritores: Setor Agrícola, Setor Agroalimentar, Setor Florestal, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1