2018-04-03
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) sugere que os futuros investimentos no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) se baseiem em metas de desempenho ambiciosas e pertinentes e que os fundos sejam aplicados eficientemente com vista a obter um valor acrescentado europeu efetivo.
No documento informativo sobre o futuro da PAC, divulgado a 15 de março, o TCE também frisou que algumas medidas da PAC tinham objetivos pouco claros. Assim, nomeadamente, a medida de ecologização, introduzida com a última reforma da PAC (melhorar o desempenho ambiental da PAC), não tinha metas específicas relativas à contribuição da medida para o ambiente e para o clima. Daí que o TEC recomende que, sempre que possível, os objetivos devem ser quantificados, não apenas no que diz respeito às realizações, mas também aos resultados e ao impacto.
Pretende-se, de facto, que o financiamento da agricultura seja afetado às áreas em que dá resposta a necessidades essenciais e produz resultados, refletindo uma cultura de desempenho.
Face à inexistência de um sistema estatístico da UE capaz de fornecer informações sobre o nível de vida da população agrícola, os auditores do TCE apelam à produção desses dados, com vista à fundamentação de políticas destinadas a assegurar um nível de vida equitativo à população agrícola, bem como outros objetivos da PAC.
Segundo o parecer dos auditores, o sucesso do “novo modelo de prestação” avançado pela Comissão Europeia baseado numa maior flexibilidade e subsidiariedade, atribuindo aos Estados-Membros uma maior responsabilidade pelo desempenho, requer:
O documento informativo do TCE, “Futuro da PAC” (em inglês), encontra-se em anexo.
Documentos Anexos:
Descritores: Setor Agrícola, Setor Agroalimentar, Setor Florestal, Desenvolvimento dos territórios rurais, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1