Novas oportunidades para micro e pequenas empresas agrícolas e agricultores do território do GAL DUECEIRA

2018-01-12

O GAL DUECEIRA dispõe de um montante superior a um milhão de euros de ajuda pública para apoiar pequenos agricultores e micro e pequenas empresas agrícolas nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares. Desde o passado 12 de dezembro, abriu o período de apresentação de candidaturas a três operações do PDR2020 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola; Pequenos Investimentos para a Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas e Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola –, que visam reforçar o setor agrícola e atividades associadas, com vista à consolidação da economia local, da fixação das  populações, da melhoria da paisagem e do aumento da qualidade de vida das comunidades.

I584-IMAGEM1.JPG

O concurso para a Operação 10.2.1.1 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, aberto até 28 de Fevereiro de 2018, objetiva melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores, sendo apoiados a uma taxa de 50% de subsídio não reembolsável, projetos com montantes de investimento entre 1000 e 40.000 euros.

Até 30 de Março de 2018 decorre o concurso para apresentação de candidaturas à Operação 10.2.1.2 – Pequenos Investimento para a Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, que concorre para o processo de modernização e capacitação das empresas que operam nestes setores. As candidaturas podem assumir a forma de investimentos com montantes compreendidos entre 10.000 e 200.000 euros, sendo o apoio a disponibilizar em forma de subsídio não reembolsável com uma taxa de comparticipação de 45%. Trata-se de uma oportunidade para o incremento da economia local, ao nível da criação e dinamização de micro e pequenas empresas que trabalhem principalmente os recursos e produtos locais.

Novamente até 30 de Março de 2018, os promotores podem submeter candidaturas à Operação 10.2.1.3 – Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola, considerada uma verdadeira oportunidade para os agricultores destes três concelhos, criando novas fontes de rendimento e de emprego e contribuindo, diretamente, para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, a fixação da população, a ocupação do território e o crescimento da economia rural. A tipologia de intervenção a apoiar respeita investimentos em atividades económicas não agrícolas que se localizem nas explorações agrícolas e que apresentem um montante elegível entre 10.000 e 200.000 euros. Os níveis de apoio a conceder, sob a forma de subsídio não reembolsável, são de 40% ou 50% consoante a criação líquida de postos de trabalho, critério fundamental na análise destas candidaturas.

Através do site do GAL DUECEIRA é possível aceder a toda a informação necessária relacionada com os concursos, nomeadamente: Legislação, Acesso ao Balcão do Beneficiário, Orientações Técnicas, Perguntas Frequentes, etc. 

A ETL – Estrutura Técnica Local do GAL DUECEIRA presta todas e quaisquer informações e esclarecimentos através do correio electrónico dueceira@sapo.pt ou pelo telefone 239 99 5268.

A DUECEIRA – Associação de Desenvolvimento do Ceira foi credenciada como GAL – Grupo de Acção Local para a gestão do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, no âmbito do PDR2020 e do Centro2020. A sua Estratégia Local de Desenvolvimento é consubstanciada num Programa de Acção, atualmente em curso, aprovado pela Parceria Local – e que tem como grandes eixos prioritários: Conferir Prestígio ao Território; Valorizar Pessoas e Organizações; Qualificar Recursos, Actividades e Produtos e, por último, Estimular o Empreendedorismo e Iniciativa Local.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1