PINHAL MAIOR apoia agricultores afetados pelo incêndio de julho

2019-08-06

Com o Despacho n.º 6938-A/2019, publicado ontem em Diário da República, o Governo reconheceu o incêndio que atingiu os concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã entre 20 e 23 de julho como catástrofe natural, disponibilizando apoios para os agricultores afetados. Ao todo são disponibilizados 600 mil euros através da abertura de avisos às operações 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo e 10.2.1.1 – Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas, através da PINHAL MAIOR.

Para os agricultores de Fundada e São João do Peso, em Vila de Rei e de Amêndoa e Cardigos, em Mação, freguesias que viram mais de 30% das suas áreas florestais e agrícolas destruídas pelas chamas está aberto, entre 6 de agosto e 15 de setembro, um aviso da operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo, com 500 mil euros disponíveis, com as seguintes taxas de apoio:

  • 100% para prejuízos até 5.000 euros
  • 85% para prejuízos entre 5.000 e 50.000 euros
  • 50% para prejuízos entre 50.000 e 80.000 euros

São beneficiários-alvo os agricultores que sofreram prejuízos provocados pelo incêndio no potencial produtivo das suas explorações, servindo os apoios nomeadamente para financiar perdas em culturas permanentes de vinha, olival e pomar, efetivos pecuários, equipamentos e máquinas e instalações de apoio à atividade agrícola.

Para além disso está aberto, através do GAL PINHAL MAIOR, entre 5 de agosto e 16 de setembro um aviso da operação 10.2.1.1 – Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas, com 100 mil a concurso, para apoiar os agricultores afetados da freguesia de Carvoeiro, em Mação, da União de Freguesias de Cumeada e Marmeleiro e da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, na Sertã e da freguesia de Vila de Rei, no concelho homónimo.

Com o apoio da Câmara Municipal de Vila de Rei o Governo instalou ainda uma base logística para fornecimento de alimentação animal, nomeadamente feno e açúcar para alimentação de abelhas, assim como rações que foram fornecidas por empresas da fileira.

Consulte o Despacho em anexo.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos.

------------------------------------------

INFORMAÇÃO

Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1