Workshop sobre o Planeamento Alimentar Urbano na Área Metropolitana da Lisboa

2017-05-05

Como desenvolver sistemas alimentares sustentáveis e resilientes com base em instrumentos adequados de ordenamento do território? O Workshop sobre “Planeamento Alimentar Urbano. Conceitos e Práticas para a Inovação Territorial na Área Metropolitana de Lisboa”, propõe-se responder a esta e outras dúvidas no dia 24 de maio, na CCDR-LVT, em Lisboa.

Orientado para as câmaras municipais da área metropolitana de Lisboa, assim como outros atores do sistema alimentar metropolitano, esta oficina de trabalho quer, antes do mais, ser prática. Como? Atualizando ferramentas de planeamento, de apoio à decisão, gestão e monitorização, e contribuindo assim para um ordenamento do território coordenado com políticas agro-alimentares e de desenvolvimento urbano.

O crescimento exponencial da população urbana carece de abordagens inovadoras capazes de prover à escala a segurança alimentar. A solução proposta passa por re-territorializar os sistemas de produção-consumo através de cadeias de abastecimento mais curtas e eficientes, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável territorialmente ancorado.

De um ponto de vista holístico, há que considerar a existência de regiões funcionais que incluam áreas rurais, urbanas e periurbanas, onde as funções de produção, distribuição, consumo alimentar e a gestão de resíduos sejam integradas numa perspetiva sistémica.

O programa completo do workshop encontra-se em anexo

A entrada é livre, sujeita a inscrição até 19 de maio através do e-mail: ccdrlvt@ccdr-lvt.pt





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1