Análise do setor agrícola pelo Banco de Portugal

2016-12-22

O Banco de Portugal atualizou o Estudo da Central de Balanços | 11 – Análise do Setor Agrícola, com informação sobre a situação económica e financeira das empresas pertencentes ao setor agrícola entre 2011 e 2016.

Em 2015, o número de empresas em atividade no setor agrícola aumentou 3,7 por cento em relação ao ano anterior. Por cada empresa do setor que cessou atividade, foram criadas 1,7 novas empresas.

A “agricultura” representava 43 por cento das empresas do setor. Em termos de volume de negócios, a“indústria de produtos agrícolas” (49 por cento) lidera, seguida do “comércio de produtos agrícolas” (42 por cento). A “indústria de produtos agrícolas” também foi o segmento mais relevante no número de pessoas ao serviço (57 por cento).

Embora o setor seja maioritariamente constituído por microempresas (85 por cento), as PME, representativas de 15 por cento das empresas, são responsáveis pela maior parcela do volume de negócios (53 por cento) e do número de pessoas ao serviço (57 por cento).

O volume de negócios do setor agrícola aumentou 3 por cento em 2015, em relação a 2014 (2 por cento no total das empresas).

O mercado interno tem determinado a evolução do volume de negócios do setor (com exceção de 2012 e 2013, anos em que o mercado externo apresentou um contributo positivo superior). O setor exportador compreendia 6 por cento das empresas, 29 por cento das pessoas ao serviço e 35 por cento do volume de negócios das empresas do setor agrícola em 2015.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos.

------------------------------------------

INFORMAÇÃO

Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1