2018-10-18
A quarta edição do Simpósio Nacional de Fruticultura, patente nos dias 29 e 30 de novembro, tem como local de realização a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, em Faro, dando assim destaque à dinâmica da fruticultura da região e do vizinho Alentejo, ambos inseridos num quadro de expansão nacional.
A tendência quer que a produção de frutos tenha aumentado em quantidade e diversidade, nomeadamente devido ao desenvolvimento de culturas frutícolas, que não existiam no país ou que não tinham expressão económica.
No Algarve registou-se nos últimos anos uma grande renovação dos pomares de citrinos, um aumento exponencial da área de abacateiro e uma autêntica explosão na produção de framboesas. Outras produções frutícolas como o dióspiro, a romã, o figo, etc. têm sido objeto de novos investimentos, em muitos casos, com caráter bastante inovador.
Também no Alentejo se verificou um grande crescimento da fruticultura, associado às novas áreas de regadio e a investimentos vultuosos por parte de empresas nacionais e estrangeiras. A introdução de novas tecnologias, com maior grau de mecanização e automatização, tem sido uma característica comum nas duas regiões.
Todas estas razões e outras demais levam a que este simpósio revista uma caracter incontornável para os profissionais e curiosos deste setor.
Mais informações em https://iv-snfruticultura.webnode.pt/
Outros Artigos em Pequena agricultura:
“Caminhos para uma alimentação sustentável”
Atribuição do Estatuto da Agricultura Familiar
IN LOCO abre concurso a pequenos investimentos na exploração agrícola
ADL propõe formação profissional agrícola
Pedido Único de Ajudas 2018: de 15 de fevereiro a 30 de abril
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura. |
Agenda |
Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo promove “Ciclo de webinars às terças” |
2021-01-05 a 2021-01-26, Webinários, dias 5, 12, 19 e 26 de janeiro |
Newsletter LEADER 2020 |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1